IDENTIDADE
A Cáritas Diocesana de Vila Real é um serviço oficial e organizado da Igreja para a prática da Caridade, regendo-se pelos princípios da Doutrina Social da Igreja, estando portanto na dependência direta do Reverendo Bispo da Diocese de Vila Real.
A Cáritas Diocesana de Vila Real é membro da Cáritas Portuguesa com a qual faz trabalho em rede.
A Cáritas Diocesana de Vila Real foi instituída em 09/09/1976 por D. António Cardoso Cunha, Bispo da Diocese de Vila Real entre 1967-1991. A criação desta organização decorreu das transformações eclesiais resultantes do Concílio Vaticano II. Pelo seu escopo, é também uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que deve ter sempre presente:
- O conceito unitário e global da pessoa humana e respeito pela sua dignidade;
- O aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral de todos os diocesanos;
- A articulação da pastoral da caridade na diocese com os programas e orientações da Cáritas Portuguesa e da Cáritas internacional, integrando-os no plano diocesano de ação da pastoral da caridade;
- O espírito da convivência e da solidariedade social, como fator decisivo do trabalho comum tendente à valorização integral dos indivíduos, das famílias, de mais agrupamentos e da comunidade diocesana;
- Que é um serviço da diocese, como comunidade cristã, devendo assim, respeitar a liberdade de consciência, proporcionar formação cristã e não permitir qualquer atividade que se oponha aos princípios cristãos.