Cáritas Diocesana de Vila Real: Compromisso com a Transparência, Ética e Integridade
A Cáritas Diocesana de Vila Real orienta a sua atuação pelos mais altos padrões de ética e responsabilidade, promovendo a integridade e a transparência em todas as suas atividades.
Apesar dos mecanismos de prevenção e controlo implementados, nenhuma organização está totalmente imune à possibilidade de ocorrência de irregularidades que possam comprometer a sua missão e os valores que defende. Essas situações podem gerar impactos negativos para a instituição, os seus colaboradores e o interesse público.
Dentre os riscos existentes, destacam-se práticas que possam afetar a segurança e a saúde pública, os direitos dos consumidores, a proteção de dados e privacidade, o uso indevido de recursos públicos ou a ocorrência de atividades ilegais, como branqueamento de capitais e corrupção.
Frequentemente, as pessoas que trabalham ou mantêm relações profissionais com uma instituição são as primeiras a identificar eventuais irregularidades. Assim, é fundamental que se sintam seguras e incentivadas a reportar qualquer situação suspeita, sem receio de represálias.
Para esse efeito e em conformidade com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, a Cáritas Diocesana de Vila Real implementou um canal interno de denúncia. Este mecanismo permite que qualquer pessoa com conhecimento de uma infração, no âmbito da sua relação profissional com a instituição, possa reportá-la de forma segura e confidencial, contribuindo para a deteção e correção de situações irregulares.
A Cáritas Diocesana de Vila Real compromete-se a:
- Garantir a confidencialidade da identidade dos denunciantes;
- Assegurar proteção contra qualquer forma de represália;
- Analisar e investigar todas as denúncias recebidas;
- Atuar de forma rápida e eficaz na resolução de irregularidades detetadas.
Este compromisso reforça a nossa missão de promover a justiça social, a transparência e o bem comum em todas as dimensões da nossa intervenção.
Regulamento do Canal de Denúncias