COVID-19 – FUNDO DE EMERGÊNCIAS NACIONAIS
Pandemia COVID-19
Da resposta sanitária à resposta social
Desde o início da atual crise provocada pela propagação do novo Coronavírus – COVID-19, que a rede das 20 Cáritas Diocesanas responde ao aumento na procura de ajuda nos grupos considerados de apoio prioritário: população sénior, famílias e crianças em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de sem-abrigo, migrantes em situação de vulnerabilidade social.
A Cáritas Portuguesa assegurou, na primeira hora, todas as condições de saúde e higiene aos seus profissionais, voluntários e beneficiários. Disponibilizou, em abril, uma verba de apoio às Cáritas Diocesanas que nunca pararam o seu trabalho no terreno e identificaram como principal necessidade o acesso a bens alimentares.
Chegou a hora de reforçar e multiplicar a nossa ação no terreno. Vamos inverter a curva da pobreza em Portugal!
EMERGÊNCIA SOCIAL
O impacto social é uma das consequências mais graves da emergência sanitária. Face às alterações sociais que foram impostas às famílias, novas situações de pedidos de apoio surgiram e para elas a Cáritas criou uma nova resposta imediata com uma verba de apoio às Cáritas Diocesanas de 130.000,00€, proveniente de fundos próprios da Cáritas Portuguesa:
- Distribuímos cabazes de alimentação essencial.
- Distribuímos vales de alimentação.
- Asseguramos alimentação para migrantes e estudantes deslocados.
- Apoiamos o pagamento de despesas urgentes e essenciais.
- Apoiamos na compra e distribuição de medicamentos.
- Apoiamos alunos e famílias com equipamento informático para acompanhamento dos estudos e teletrabalho.
- Apoiamos na distribuição de equipamentos de de higiene e proteção.